PENSANDO COMO SERVO, AGINDO COMO TAL

DEDICATÓRIA.

A Deus e a Seu amado Filho Jesus, que nos deu de Sua graça e me inspirou pelo Seu Espírito Santo, na elaboração desta matéria, de grande importância na vida da Igreja do Senhor Jesus Cristo na Terra.
A minha amada esposa Elidia, que sempre dedicada e prestativa, muito me ajudou, incentivando-me a prosseguir, sem desanimar.
Aos meus amados filhos: Lidiane e Leonardo, que me dispensaram suas compreensões, dando-me liberdade de trabalhar nesta matéria, sem por eles ser interrompido.
Aos pastores, que mostrando amor pelas ovelhas, abriram as portas da Igreja do Senhor Jesus Cristo, que estão sob seus auspícios cuidados, para que pudéssemos ministrar este estudo de grande carência no meio Evangélico.
A todos os participantes deste estudo e àqueles que adquiriram esta apostila colaborando com o nosso ministério missionário.
Enfim... a todos que direta ou indiretamente, nos ajudaram com suas orações.
Muito Obrigado.

APRESENTAÇÃO DO AUTOR.

Nascido aos 18 de Fevereiro de 1960, na Cidade do Rio de Janeiro criado sem pai e sem mãe estando internado na FUNABEM, (Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor) de 6 meses até aos 18 anos. Ex-mendigo. O Pr. Gilvan Marques de Farias é casado com a Missionária Elidia Maria de Farias, tem dois filhos: Lidiane e Leonardo, além dos outros que cuidou em sua própria residência. Pastor Missionário, Conferencista Internacional, Avivalista, Preletor de Congressos de Senhoras, Jovens e Adolescentes e Cantor evangélico, e está ligado à CNADB (Convenção Nacional das Assembléias de Deus do Brasil) sob o número: 1488. E na OFJMB (Ordem Federativa de Justiça dos Ministros do Brasil) sob o nº 117/05-MG. Atua intinerantemente, visitando as demais Igrejas Evangélicas levando a Palavra de Deus, através de Mensagens e Estudos Bíblicos, Seminários, e louvando a Deus com determinação e simplicidade; é autor de várias apostilas, abordando sempre temas bíblicos ligados à família e aos interesses da Igreja do Senhor na Terra.



Proibida a reprodução e publicação total ou parcial desta apostila, sem a devida autorização por escrito do autor.
Violação e crime que estão respaldadas no Art. 5 - inciso XXVIII Lei No 5988 de 14/12/73 e da Bíblia – Jeremias 22.13.


PENSANDO COMO SERVO, AGINDO COMO TAL.

Filipenses 2:5 a 8.

O apóstolo Paulo nos relata na carta que enviou aos Filipenses 2:6 a 8. Que Jesus Cristo, não quis tomar a posição de seu Pai, o nosso Deus, mas, aniquilou-se (esvaziou-se) a Si mesmo, v.6 “pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; v.7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, v.8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz”. (BRA) Isso nos dá uma reflexão que nos leva a um aprendizado sobre como devemos nos comportar perante o Deus Trino e perante aqueles que estejam com autoridade sob nossas vidas.
É no entendimento que temos o objetivo de servir, Jesus fez isso, entendeu a necessidade do Pai em providenciar salvação a toda a raça humana e se colocou como Seu servo, para cumprir o propósito. Em Hebreus 5:8 diz: “Embora sendo filho, aprendeu a obediência por aquilo que padeceu” (BRA)
Com isso aprendemos que os verdadeiros servos de Deus têm em seus corações pelo Espírito Santo, sete características que abrangem o ministério do serviço no Reino de Deus:

OS SERVOS PENSAM MAIS NOS OUTROS DO QUE EM SI MESMOS.

Os servos têm as suas atenções nos outros, não em si, demonstrando para com todos o que é o fundamento da humildade: Não pensar menos de si, mas pensar menos em si, porque são abnegados. O que o apóstolo quis dizer: “Esqueçam de si o suficiente, para ajudarem o próximo”. É isso que significa “perder a vida” – esquecer-se de si mesmo para servir aos outros. Quando deixamos de nos concentrar em nossas próprias necessidades, ficamos a par das necessidades ao nosso redor, conseguimos pela revelação do Espírito Santo, ver quem está precisando de nós.
Jesus esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo... Até aonde você tem se esvaziado em benefício de alguém? Jamais poderás ser um servo se estiveres cheio de si mesmo, valorizando seu ego. Somente quando deixamos de fazer coisas do nosso interesse, por outros é que merecemos ser lembrados.
Geralmente em nossa infelicidade, grande parte do serviço que prestamos é em causa própria. Às vezes servimos para que outros gostem de nós, para conquistarmos a admiração de alguém ou para alcançar os nossos objetivos. Pois isso coaduna manipulação, e não ministério. Muitas vezes, nos esbarramos em pensamentos de como somos maravilhosos e nobres, achando até mesmo que merecemos ser elogiados pelo que fizemos. “Mas no fundo dos nossos corações somos medíocres e egoístas, pois nos enganamos a nós mesmos, Jeremias 17: 9, “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”(BRA) Alguns crentes tentam usar o serviço que fazem para barganhar com Deus: “Vou fazer isso pelo Senhor, Deus, se o Senhor fizer aquilo por mim”. O servo de verdade não tenta usar a Deus para seus propósitos; deixa que Deus o use para os propósitos Dele.
Ser abnegado, assim como ser fiel, é uma qualidade extremamente rara. Dos muitos irmãos que o apóstolo Paulo conheceu, Timóteo foi o único exemplo que ele pôde apontar. Pensar como servo e muitas das vezes agir como tal é muito difícil, pois entra em choque com o principal problema de nossa vida: somos por natureza, egoístas. Pensamos demais em nós mesmos. Por causa disso a humildade é uma constante luta de todos os dias, uma lição que temos que reaprender repetidamente.

As oportunidades de sermos servos colocam-se à nossa frente centenas de vezes por dia, nas quais temos a chance de decidir entre satisfazer as nossas necessidades e as necessidades dos outros. A abnegação é a essência do verdadeiro servo.
Podemos fazer uma análise introspectiva em nosso coração, para ver se somos servos pela forma de reagirmos quando os outros nos tratam como servos. Deixe-me perguntar-lhe uma coisa: “Como você reage quando pessoas não o levam a sério, lhe dão ordens o tempo todo ou o tratam como alguém inferior? Se alguém tirar injustamente vantagem de você, use a oportunidade para agir como servo. A Palavra de Deus nos fala: II Coríntios 7:2, “Acolhei-nos em vosso coração; a ninguém tratamos com injustiça, a ninguém corrompemos, a ninguém exploramos” (BRA) II Coríntios 7:2, “Dêem um lugar para nós no coração de vocês. “Nós não prejudicamos ninguém, não causamos a desgraça de ninguém e não procuramos tirar vantagem de ninguém”. (BLH).

OS SERVOS PENSAM E AGEM COMO MORDOMOS, NÃO COMO DONOS.

Em Genesis 39: 1 a 6, narra à história fiel de um jovem que andou segundo a vontade soberana de Deus e de como ele na casa de Potifar alcançou graça como mordomo perante seu senhor egípcio. v.1 “José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda, egípcio, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá”. v.2 “O Senhor era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio”. v.3 “Vendo Potifar que o Senhor era com ele e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em suas mãos”, v.4 “logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha”. v.5 “E, desde que o fizera mordomo de sua casa e sobre tudo o que tinha o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; a bênção do Senhor estava sobre tudo o que tinha, tanto em casa como no campo”. v.6 “Potifar tudo o que tinha confiou às mãos de José, de maneira que, tendo-o por mordomo, de nada sabia, além do pão com que se alimentava”. José era formoso de porte e de aparência. (BRA)
Todo servo deve se lembrar que Deus é dono de todas as coisas existentes no Universo. As Escrituras Sagradas, no Antigo Testamento relata que o administrador era o servo encarregado de gerenciar uma propriedade. Como lemos na passagem acima citada, José foi esse tipo de servo quando esteve prisioneiro no Egito. O oficial de faraó e comandante da guarda Potifar, confiou sua casa a José. Logo em seguida dos acontecimentos, o carcereiro confiou à prisão a José, por conseguinte, faraó confiou toda a nação egípcia em suas mãos. Ser servo e agir como tal requer dois atributos importantes: o serviço e a administração, que se complementam um ao outro, pois nosso Deus espera que sejamos dignos de confiança nas duas tarefas por Ele atribuídas. Veja meditando no que a palavra de Deus nos diz: “O que se exige de quem tem essa responsabilidade é que seja fiel ao seu Senhor”. I Coríntios 4:2. (BRA) Faça uma reflexão e pondere consigo mesmo, e responda-me: Como você está lidando com os recursos que Deus lhe confiou?
Para que nos tornemos dedicados, sinceros e verdadeiros servos em primeira mão teremos que resolver a questão financeira de nossas vidas. Lembre-se do que Jesus Cristo nos falou: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas”. Mateus 6:24 (BRA) Jesus não disse “vocês não devem”, mas “vocês não podem”.

É extremamente impossível, viver para o ministério e viver para o dinheiro, é objetivos antagônicos, e que se excluem mutuamente, são inaceitáveis. Talvez fosse tolice de minha parte ter-lhes que perguntar, mas o farei assim mesmo; qual desses dois você escolhe? Como no meu caso, por exemplo, se sou servo de Deus e fui chamado ao Seu serviço, não posso fazer “bicos” por minha conta. Pois todo o meu tempo pertence a Deus, assim deve ser o mesmo com aqueles que servem exclusivamente a Deus. Pois como você sabe, Ele exige lealdade exclusiva, e não fidelidade de meio expediente ou meio termo.
Você deve saber que é o dinheiro que tem o maior potencial para substituir Deus na nossa vida. A maioria dos crentes não cumpre do serviço de Deus pelo materialismo do que qualquer outra coisa. Eles dizem: “Depois de eu conquistar minha bênção financeira, vou servir a Deus”. Certamente, é uma decisão de tolo, pela quão se arrependerá por toda a eternidade.
Quando Jesus Cristo é seu Mestre, o dinheiro serve você, mas, se o dinheiro for seu mestre, obviamente você será servo dele. Entendo que a riqueza não é absolutamente um pecado, mas deixar de usá-la para a glória de Deus o é. Os verdadeiros servos de Deus sempre se preocupam mais com o seu serviço (ministério) do que com o dinheiro. Saiba que deus muitas vezes vai usar o dinheiro, como uma forma de provar a sua fidelidade para com Ele no serviço espiritual de Seu Reino. É de suma importância que se entenda que a forma de você gerenciar seu dinheiro influencia e afeta a quantidade de bênçãos que Deus derrama sobre sua vida. Principalmente quando não é um dizimista.

OS SERVOS PENSAM E AGEM NO SEU TRABALHO E NÃO NO QUE OS OUTROS ESTÃO FAZENDO.

Os sinceros e verdadeiros servos não fazem comparações, não criticam nem competem com os outros servos ou ministérios. Estão muitos ocupados realizando o trabalho que deus lhes deu. A incompatibilidade de muitos servos de Deus é a competição entre os que ministram sem sua casa, ou mesmo têm responsabilidade com o rebanho de Deus, e às vezes, não aceitam que outros preguem ou ministrem melhor que eles, isto é um absurdo e uma estapafúrdia no Reino de Deus e tem feito Jesus chorar.
Esta competição entre servos de Deus é um absurdo por algumas razões. Estamos todos no mesmo reino, no mesmo objetivo, com o mesmo propósito, o céu. É preciso, portanto, fazer com que deus apareça de forma positiva, e não a nossa pessoa, pois recebemos diferentes atribuições e somos todos seres originais.
Portanto, não vamos nos comparar uns aos outros, como se um fosse melhor do que o outro e o outro pior. Na verdade, temos assuntos mais importantes e bem mais interessantes para fazer com as nossas vidas em prol do Reino de Deus. Por isso somos um ser original, cada um de nós servos do Senhor Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor, precisamos entender e aceitar que todos podemos ser usados na obra do Senhor sem precisarmos derrubar, ou melhor, dizendo, puxar o tapete dos outros, para se alto promover. Não existe lugar para ciúmes mesquinhos entre os verdadeiros servos. Pois quando estamos ocupados servindo, não há tempo para ser crítico. Todo tempo desperdiçado em criticar os outros servos que militam na mesma seara, poderia ser usado no melhor exercício do ministério de conquistar as almas para o Reino do Senhor Jesus Cristo. Existe na Palavra de Deus um exemplo disso, Marta irmã de Maria, ela quando reclamou para Jesus que Maria não a ajudava com suas tarefas domésticas, perdeu o lugar de serva. Os verdadeiros servos não reclamam com as injustiças, não sentem pena de si mesmos, nem ficam aborrecidos com aqueles que não servem, mas que estão junto a eles. Eles os servos verdadeiros, confiam em deus e seguem servindo. Aleluia!

COMO SERVOS: NÃO É NOSSA FUNÇÃO AVALIAR OS OUTROS SERVOS DO MESTRE.

Quem é você para criticar o servo de alguém? O Senhor determinará se seu servo foi bem-sucedido ou não, e também, não é nossa função nos defendermos das críticas. Deixemos que nosso Mestre tome conta destas questões. Exemplifiquemo-nos em Neemias, cuja resposta ás críticas foi simplesmente: Meu trabalho é muito importante para que eu a interrompa agora para conversar com vocês! Neemias 6:1 a 3. v.1 “Tendo ouvido Sambalate, Tobias, Gesém, o arábio, e o resto dos nossos inimigos que eu tinha edificado o muro e que nele já não havia brecha nenhuma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais”, v.2 “Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, encontremo-nos, nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal”. v.3 “Enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco”?(BRA) Quando você serve a Jesus, podes esperar que vai ser criticado. O mundo, e até mesmo grande parte da Igreja, não compreende o que Deus valoriza. Um dos mais belos atos de amor demonstrados a Jesus foi criticados pelos seus discípulos, quando Maria tomou a coisa mais valiosa que possuía , um perfume caríssimo, e o derramou sobre Jesus. Seu generoso serviço foi chamado desperdício pelos discípulos, mas Jesus o chamou significativo, e isso é tudo o que importava. Seu serviço para Cristo Jesus nunca será um desperdício, não importa o que os outros digam.

OS SERVOS SE IDENTIFICAM EM CRISTO JESUS.

Isto se dá pelo fato de que os servos têm o dever de se lembrarem de que são amados e aceitos pela graça, não têm de provar seu valor. Certamente, aceitariam de bom coração trabalhos que crentes inseguros considerariam “abaixo” deles. O mais profundo dos exemplos dados por Jesus sobre a questão de serviço, foi quando Ele lavou os pés de seus discípulos, denotando a auto-estima segura que ele tinha para com a lavagem que faria neles. Lavar os pés era equivalente a ser engraxate, função desprovida de status. Mas Jesus sabia quem era; João 13:2 a 9, v.2 “Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus,” v.3 “sabendo este que o Pai tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus, e voltava para Deus,” v.4 “levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela.” v.5 “Depois deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.” v.6 “Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim?” v.7 “Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabe agora; compreendê-lo-ás depois.” v.8 “Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo.” v.9 “Então, Pedro lhe pediu: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.” (BRA) Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo de seu poder, e que viera de Deus... Desta feita levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. Se você quer ser servo, deve depositar sua identidade em Cristo Jesus. Somente cristãos seguros de si podem servir. Crentes inseguros estão sempre preocupados com a aparência perante os outros. Elas temem a exposição de suas fraquezas e se escondem sob camadas de orgulho e pretensão.

Deixe-me te dar um conselho: “Quanto mais você for inseguro, mais irá querer que as pessoas o sirvam e mais necessitará da aprovação delas. Necessário é que sejamos úteis uns aos outros, Isaías 41:6, “Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse: Esforça-te”.(BRA) Para que isto aconteça devemos nos mortificar por eles, ou seja, temos de deixar de medir nossa importância e valor pelos parâmetros dos outros... Dessa forma, ficaremos livres para manifestar misericórdia. Quando baseamos nosso valor e nossa identidade no nosso relacionamento com Jesus cristo, ficamos livres das expectativas dos outros, e isso nos permite que sirvamos melhor.

OS SERVOS NÃO PRECISAM COBRIR AS PAREDES COM PLACAS E PRÊMIOS PARA AFIRMAR SEU VALOR.

O verdadeiro servo não insiste em ser tratado por títulos, nem se envolve em mantos de superioridade. Todos os servos de Deus devem considerar irrelevantes os símbolos de status e não medem o próprio valor pelas realizações. Você pode até mesmo gloriar-se de você mesmo, mas a única e importante aprovação que vale para sua vida é a do Senhor Jesus!
Haja visto que a Palavra de Deus nos dá meios e mecanismos pelos quais possamos nos basear, como por exemplo, o exemplo de Tiago irmão do Senhor Jesus. Se alguém teve grande oportunidade na vida de se valorizar, por seus conhecimentos pessoais e de citar relacionamentos, esse alguém é Tiago, o meio-irmão do Senhor Jesus. Nele se delegava as credenciais de quem tinha vivido com Jesus, na condição de irmão, mesmo assim, na introdução de sua carta, ele referiu-se como servo de Deus e do Senhor Jesus. Tiago 1:1. Lembre-se; “Quanto mais perto estivermos do Senhor Jesus, menos precisaremos de auto promover-nos”. Isto é nosso serviço, nosso trabalho e seus respectivos resultados, como dedicados servos que somos, falarão por nós. Louvado seja o nome do Senhor Jesus Cristo!

OS SERVOS VISAM O MINISTÉRIO COMO UMA OPORTUNIDADE, NÃO UMA OBRIGAÇÃO.

Todo servo que se preza, gosta de ajudar pessoas, suprir as necessidades e ministrar. Sempre estão dispostos a servir ao Senhor com alegria. E porque o fazem? Porque amam ao Senhor, reconhecem a Sua graça, sabem em seus corações que servir é o melhor uso que podem dar à vida e tem ciência de que Deus prometeu uma recompensa. Foi o próprio Jesus quem o fez: “Quem quiser me servir siga-me; e, onde eu estiver ali também estará esse meu servo. E o meu Pai honrará todos os que me servem”.(BLH) João 12:26. O escritor aos Hebreus disse: “Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos”.(BRA) Hebreus 6:10. Pare para imaginar o que teria acontecido se apenas 10% dos cristãos em todo o mundo levassem a sério seu papel de servo. Pense todo o bem que poderia ter sido feito. Você está realmente disposto a ser um desses cristãos? Não importando sua idade; Deus irá usá-lo se começar a agir e a pensar como servo. Foi Albert Schweitzer quem disse: “As únicas pessoas realmente felizes são aquelas que aprenderam a servir”. Você concorda com ele? Então cumpra o seu papel de ser um servo de valor, pois nosso Senhor Jesus Cristo, vem buscar servos e não àqueles que se acham ou que se fazem crentes. Mateus 24:46 “Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim”. (BRA) Espero em Deus meu senhor que este estudo tenha lhe valido e lhe ajude a compreender o verdadeiro significado do servo de Jesus Cristo, que acima de tudo está disposto pelo Reino de Deus na conquista das almas e no prestimoso serviço que engrandece ao reino de Cristo.
Deus ricamente o abençoe e o firme neste propósito para que sirvas com amor, em amor, e por amor.


BIBLIOGRAFIA


O iLúmina Gold é uma colaboração entre a Sociedade Bíblica do Brasil... Sociedade Bíblica do Brasil Avenida Ceci, 706 06460-120 - Barueri - São Paulo Fone: (11) 4195-9590 http://www.sbb.org.br ...e Visual Book Productions. Visual Book Productions P.O. Box 593643 Orlando, FL 32859

PROPÓSITOS, UMA VIDA COM
Tecnologia do Blogger.
Powered by Blogger