AS OITO ATITUDES DE UM CRISTÃO QUEBRANTADO

AS OITO ATITUDES DE UM CRISTÃO QUEBRANTADO (1)
Salmos 51:17.

1ª - Prontidão Para se Arrepende, Confessar e Pedir Desculpas – O cristão quebrantado está sempre se arrependendo, I João 1:9, “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a imundícia” – Salmos 51:4, “Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a seus olhos é mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares”. O cristão precisa entender que o pecado para ele não é um programa é um acidente (que sempre precisa ser evitado).

2ª – Prontidão Para Perdoar – O cristão quebrantado toma deliberadamente, e cheio do Espírito Santo, a atitude de perdoar, sem nada exigir de seu ofensor, Efésios 4:32b, “perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”. Deus não escolhe a quem vai perdoar, mas, perdoa por causa do seu precioso amor. Perdoar é não levar em conta.

3ª - Prontidão Para Suportar o Mal Sem Reagir – I Pedro 2:19 a 23, “Porque é coisa agradável que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente”, Porque que glória é essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas, se fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus. Porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano, o qual, quando o injuriavam, não injuriava e, quando padecia, não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente”. Sofrer por estar fazendo o bem e, não revidar o mal lançado contra nós; suportar tudo sem reagir. Provérbios 20:22, “Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo SENHOR, e ele te livrará”.

4ª – Prontidão Para Retribuir o Mal Com o Bem – O cristão quebrantado constantemente retribui toda a maldade com a bondade, Romanos 12:17 a 21, “a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas daí lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer ; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque fazendo isso amontoará brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”. Não é retribuir o mal com a indiferença, mas sim, fazer o coração resistir (firmar-se) ao bem.


5ª – Prontidão Para Considerar os Outros Superiores a si Mesmo – Filipenses 2:3, “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo”. De onde vem as todas as contendas, lutas, discussões e desentendimentos; senão do bater do pé e do gritar. O cristão quebrantado é como uma ovelha perante o feroz lobo faminto; não esboça jamais qualquer reação de defesa, mas se finge até de morta, para não ser devorada pelo lobo. Morrer por causa da pregação do evangelho é viver a vida de Cristo. Gálatas 2:20, “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.

6ª – Prontidão Para Sempre Obedecer – Salmos 32:9, “Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não tem entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio, para que se não atirem a ti”. A tendência do cavalo é a precipitação – da ovelha a tolerância - da mula a teimosia, da ovelha a submissão total. Existem dois grandes perigos: a precipitação e a teimosia; eles não cumprem jamais a vontade de Deus, na vida da ovelha. Correr sem ser enviado (ser precipitado), resistir conscientemente a direção clara do Senhor, através do Espírito Santo (ser teimoso). O cristão quebrantado está sempre pronto a obedecer; não pergunta como; nem onde; nem porque, sua alegria está em servir a Deus e em honra-lo, Lucas 22:42, “dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua”. Sua vontade é fazer a vontade de Deus. Na verdade, precisamos nos esvaziar para Deus nos encher.

7ª - Prontidão para ter ampliada a sua fé - "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam" (Hb 11:6). Para que percebamos as coisas pelas quais devemos aguardar; para que venhamos a entender que Deus é o Criador de tudo e de todos; para que ofereçamos a Ele cultos de adoração e louvor.

8ª - Prontidão para estarmos posicionados sempre gratos ao Senhor - "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus, para convosco", I Tessalonicenses 5:18. Mais ainda, devemos agradecer-Lhe pela nossa nova vida, um dom gratuito de Deus. Nada que venhamos a fazer nos dá direito a
receber esse dom. A vida Eterna é, simplesmente, isso - é eterna e nunca cessa. Bastaria isso para sermos eternamente gratos a Deus.

partes 7 e 8 adicionadas com esmero pelo pastor Alberto Couto Filho (visite seu blog: www.albertocoutofilho.blogspot.com).
Tecnologia do Blogger.
Powered by Blogger