EVANGELISMO: UMA TAREFA GRATIFICANTE

INTRODUÇÃO.

            Existe muita dificuldade atualmente no que tange ao trabalho de evangelismo, pela ausência dos cristãos que não têm senso de amor pelas almas para irem a elas e levarem a Palavra do Senhor e salva-las desta situação caótica em que o mundo está.
            Visando buscar uma melhora neste departamento da Igreja, vimos por bem traze-los a consciência da necessidade de se realizar um trabalho de evangelismo que esteja à altura dos ideais do Senhor, ao coração de ossos amados irmãos, para que haja uma chama acesa em relação às almas que estão sedentas de uma nova vida em Cristo Jesus.
            Evangelismo: Uma Tarefa Gratificante é uma apostila que trará ao leitor, uma certeza a mais sobre sua chamada ao Evangelho e o porque dele ter esta missão. É uma matéria que vai sensibilizar e amadurecer, a ponto do leitor da mesma desejar ser um soldado nas fileiras do evangelismo e ser um verdadeiro ganhador de almas.
            É de suma importância que os diletos obreiros responsáveis pelo rebanho do Senhor, possam também se beneficiar com este material, para dele tirar proveito no ensino as ovelhas que estão sob seus auspícios cuidados, para que as mesmas possam ter no coração o desejo e serem ganhadores de almas, fazendo crescer o Reino do Senhor em números de almas salvas, porque se empenharam, porque se motivaram e porque amam as almas perdidas.

Pr. Gilvan M. Farias.

O QUE É EVANGELISMO E COMO EVANGELIZAR?


EVANGELISMO - ação  do povo de Deus na proclamação do Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a toda e qualquer pessoa não evangélica. Marcos 16:15. Esta missão pode ser realizada em massa, em grupos e até individualmente. Um dos maiores exemplos de Evangelismo pessoal está no diálogo do Senhor Jesus com a mulher de Samaria, junto ao poço. João 4:5 a 30. Ele é na verdade, a expansão do amor de Deus revelado,  e dado pelo Es­pírito Santo, em virtude e eficácia ao cristão, para a prática  deste objetivo, que revela o amor pelas almas.  Provérbios 24:11 — Ju­das 22  e  23.

EVANGELIZAR— Pregar as boas novas, proclamar o Evangelho. Lucas 4:18 e 19. Significa executar o Evangelismo. A prática deste ato benéfico tenciona divulgar a Obra Redentora do Messias, trazendo re­sultado primoroso àquele que prontamente e com amor, proclamar  a transformação de sua vida e o que é mais importante, os feitos de Jesus Cristo, a favor da humanidade. Descrito com veracidade, na Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. João 5:39 - Oséias 6:3.
Esta palavra como hoje se emprega, significa a mensagem anunciada, pelo cristianismo e os livros que registra a história da vida e dos ensinos de Cristo. Ela tinha o mesmo sentido na língua grega, cujo vocábulo EVANGELION, serviu de origem à palavra latina, EVANGELIUN, que significa: donde veio. No Novo Testamento já não se emprega no sentido de livro, e sim, designando a mensagem de Cristo, confiada aos seus apóstolos.
A palavra Evangelho nas Escrituras também se denomina:

1-     O EVANGELHO DE DEUS - Romanos 1:1 — I Tessalonicenses 2:9  -   I Timóteo 1:11.

2-     O EVANGELHO DE CRISTO - Marcos 1:1 — Romanos 1:16 — Romanos 15:19 — I Coríntios 9:12 e 18. Gálatas 1: 7.

3-     O EVANGELHO DA GRAÇA DE DEUS - Atos 20:24.

4-     O EVANGELHO DA PAZ - Efésios 6:17.

5-     O EVANGELHO DA VOSSA SALVAÇÃO - Efésios 1:13.

6-     GLORIOSO EVANGELHO - II Coríntios 4:4.

Saiba que quando você faz notório o Evangelho, automaticamente, participas das bênçãos de Deus, de Cristo, recebe a graça de Deus, obtém  a paz, e valoriza a sua gloriosa salvação, mantendo a glória do Senhor em plena comunhão consigo mesmo. Aleluia!

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

                        Para que o cristão realize o objetivo de evangelização, é preciso, que o mesmo seja capacitado para o exercício que este tra­balho requer. E o mais importante desta Obra, é que, os salvos pre­cisam conhecer melhor o Seu Senhor. O melhor meio é a ESCOLA BÍBLI­CA DOMINICAL e as reuniões de ENSINO DA PALAVRA, nos CULTOS DE DOUTRINA. Com estes requisitos a mais, será necessário somarmos com as demais, que daremos a seguir.

QUESITOS IMPORTANTES PARA O CRISTÃO QUE QUER EVANGELIZAR:

1—  Que conheça a quem ele está pregando. Oséias 6:3 — João 5:39.
2—  Que seja um assíduo leitor da Palavra de Deus. Isaías 34:16 —I Timóteo 4:13.
3—  Que seja homem (mulher), que pratique a oração e o jejum. Marcos 9:28 e 29.
4—  Que seja cheio do Espírito Santo. II Pedro 1:21 — I Pedro 1:12.
5—  Que ame, quem ama não mede esforços. I João 3:18 — I João 4:18.
6—  Que seja comunicativo, sem timidez. II Timóteo 2:15 —    II Timóteo 1:8.
7—  Que tenha o fruto do Espírito. Gálatas 5:22.

ESTES SÃO OS SEIS FUNDAMENTOS DO EVANGELISMO:

        I- AS ORIGENS REMOTAS DO EVANGELHO:

Neste estudo conheceremos a procedência; fonte ou cau­sa do que aconteceu há muito tempo.

A-    O PROTO-EVANGELHO - que e o 1º anúncio da salvação da humani­dade, narrado pelo próprio Deus, no que diz respeito ao Evan­gelho. Gênesis 3:15

B-       A RESPONSABILIDADE DO HOMEM PARA COM SEU SEMELHANTE - Gênesis 4:9.

C-    O PROPÓSITO DIVINO REVELADO A ABRÃO - Gênesis 12:1 a 3.

D-    O PROPÓSITO DIVINO REVELADO A MOISÉS -  Êxodo 19:5 - Deus já havia dado a Moisés as leis ou ordenanças, para que Seu povo Israel fosse obediente a Sua Palavra e vontade.

E-     O DOMÍNIO DE DEUS ESTENDIDOS A TODAS AS NAÇÕES - Salmos 2.  Salmo profético que fala sobre a vitória do Messias sobre to­das as gentes. A predominância dos desígnios de Deus em relação à Obra redentora de Seu Filho.

F—  CONVITE A ADORAÇÃO — Salmos 47. Este Salmo nos fala da celebração do triunfo de Deus, em relação à salvação, daqueles que se haviam de salvar e a adoração devida ao domínio completo de Deus sobre a Terra.

G-    A VINDA DO MESSIAS E A PAZ UNIVERSAL - Zacarias 9:9 e 10. O anúncio completo, relatado pelo profeta menor, que já vemos cumprido em nossos dias. Isto ao que se refere o v. 1O.

AS IMPLICAÇÕES DO EVANGELISMO:

Nesta sessão estudaremos a importância do trabalho do Evangelismo, e o porque do cristão ter obrigações a tal compromisso. Vejamos então:


A-     A MOTIVAÇÃO DO EVANGELISMO —  II Coríntios 5:14. Descobre-se neste versículo o porque devemos evangelizar, e o motivo maior, ou seja, a expectação ao objetivo do verdadeiro sentido do Evangelismo,  o AMOR. Observemos o que o apóstolo Paulo nos diz: “o amor de Cristo nos constrange”. Não pode haver uma explicação mais favorável, concernente ao Evangelismo, pois só pode faze-lo quem está motivado de amor pelas almas.

B-    A RESPONSABILIDADE DO EVANGELISMO — Ezequiel 3:17 e 18. Como é importante uma vida (alma) para o Senhor. Mateus 16: 26. Por isso nos mobilizou e nos responsabilizou à que fossemos falar do que Ele nos ensinou. Lucas 24:47 e 48. A tarefa de evangelizar é tão importante que até os anjos a desejaram, I Pedro 1:12, mas JESUS escolheu você!!! João 15:16.

C-     A CONVOCAÇÃO DO EVANGELISMO — Mateus 4:l9. Jesus não só convocou aos apóstolos, mas também, nos nomeou para esta grande Obra, e por certo, Deus estará aprovando pelo Espírito Santo, as nossas ações, na pregação da Palavra (lançando a rede), pois as almas são como peixes, que estão morrendo pela poluição das densas e negras trevas; no pecado; na miséria; na corrupção etc. Atenda hoje a esta convocação, e seja mais um a somar nesta tarefa gloriosa e gratificante.

D-    A OBRIGAÇÃO DO EVANGELISMO - Judas 23 -   Provérbios 24:11. Só sente esta verdade quem esta vivendo no padrão de amor por Cristo e pelas almas. Manifestando a ardente presença do Espírito Santo em suas vidas.

E-        A SABEDORIA DO EVANGELISMO — Provérbios 11:30. E um verdadeiro curso de ensino na experiência da salvação, uma técnica de anunciação das Boas Novas que ora traz, amadurecimento e conhecimento para uma maturidade espiritual, àqueles que exercitam a pra­tica do Evangelismo.

F—   A VISÃO DO EVANGELISMO — João 4: 35 - O cristão que vive o amor em seu coração, tem o dever de alcançar mais além, na necessi­dade de expandir o evangelho às almas que ainda estão no mundo. Isto deve ser feito sem medir esforços, distâncias ou mesmo, sem fazer acepção de pessoas. Nosso dever é observar a quanti­dade de almas que ainda necessitam serem salvas e ir a elas a­nunciar o Poderoso Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

G-    A AUTORIDADE  DO EVANGELISMO — João 20: 21. Jesus Cristo o Cen­tro da Bíblia, é  a própria autoridade em Si, e nos designou esta tarefa, dando-nos  poderes, através do Espírito Santo. João 20: 22, para a realização da Obra de Deus, sobre os efeitos deste mesmo poder, (autoridade), confiada aos Seus servos.

LUGAR DO EVANGELISMO: O MUNDO.

Vamos conhecer neste 3º fundamento, o segredo e a fina­lidade, ou mesmo, os locais, onde se deve fazer o Evangelismo.

O campo, que quer dizer, a área a ser trabalhada, é imensa. Jesus Cristo disse: “Ide por todo o mundo...” Marcos 16:15. Mateus 13:38. O Evangelismo é para o mundo justamente porque, a Palavra de Deus diz: João 3:16, e para salva-lo não mediu esforços quando demonstrou seu grande amor pela humanidade, enviando—nos o Seu único Filho. Ele deu Seu próprio Filho. João  3:17. Você meu amado irmão teria coragem de fazer o mesmo? Daria o seu filho para morrer por qualquer alma de seu bairro, cidade, país ou pelo mundo? Não? Mas lembre-se de que Deus fez exatamente isto, por esta razão, é que devemos nos conscientizar de que e necessário, darmos valor ao trabalho de Evangelismo de nossa Igreja, não importando onde o evangelho possa ser pregado, Mateus 26:13. Só desta maneira conseguiremos apressar a volta do Senhor Jesus, Mateus 24:14. Se fizermos a nossa parte, cumprindo este intento, veremos os reinos do mundo, pertencendo ao Nosso Senhor Jesus Cristo, Apocalipse 11:15 — Salmos 24 — Salmos 47.

SETORES DO DESEMPENHO DO EVANGELISMO.

Vamos falar de algumas áreas que foram evangelizadas em ATOS DOS APÓSTOLOS. Vamos fazer uma viagem?
Eles começaram a evangelizar em JERUSALÉM, ou seja, pa­ra os seus, para os vizinhos e os mais próximos. 2:47 e 5: 28.
Depois, foram para cidades mais longínquas como: SAMARIA 8:1 a 24. ETIÓPIA, 8:26 a 39. ROMA, 10:1 a 48. GRÉCIA, 16:9 a 40. AOS JUDEUS, 18:24 a 27 e aos GENTIOS, 28:28 a 31

Como podemos observar, os apóstolos foram indo de cidades em cidades, levando o Evangelho, mas antes, apregoaram a Palavra ali mesmo onde habitavam.
Não adianta querermos evangelizar, outros lugares, se na verdade, nunca tivemos uma experiência, em nosso próprio ambiente de convivência com pessoas do nosso cotidiano. Isto quer dizer, que primeiro devemos evangelizar nossa casa (família), para depois, o vizinho, a rua, o bairro, a cidade, o estado, e após, e­vangelizar, outros estados, até países.
Existem fatos que colabo­ram para dificultar a evangelização em casa. E quando alguns citam o versículo 57 do capitulo 13 do livro de Mateus, e chegam a dizer que os mesmos não têm honra para evangelizar seus familiares, mas isto não é verdade, pois este texto quer dizer que nosso amado Mestre não tinha honra, ou seja, o reconhecimento pelos seus compatriotas, os irmãos de sua própria nação. Leia João 1:11. Jesus estava dizendo que Ele não era aceito pelos judeus e que da mesma for­ma O impedia de realizar seu trabalho, por causa da incredulidade deles.Vocês meus irmãos, devem entender que há uma necessidade de evangelizarem seus familiares, pois o Evangelismo verdadeiro, começa dentro de nossa própria casa, em sincera demonstração de uma vida transformada pelo poder do Senhor Jesus.
Quanto aos irmãos que são enviados para evangelizarem outros países, nós devemos compreender o chamado de missões na vida dos mesmos, isto porque, existem países que nunca foram evangelizados e que Deus tem os seus meios pelos quais, essas almas possam ser alcançadas. Para isto, Ele os chama, capacita e envia aonde se faça necessário. Mas lembre-se, são pessoas que Deus comissionou, para esta grande tarefa. São chamados missionários, os enviados de Deus, para as nações, ou aqueles que atravessam a Macedônia. Atos 16:9 e 17:14. Porquanto se quer realmente parati­car o Evangelismo, comece agora mesmo, seja mais 1 a somar nesta grande tarefa de ser um exímio ganhador de almas. Provérbios 11:30. Deus te abençoe nesta decisão tão importante de sua vida

EVANGELISMO: COMO FAZÊ-LO E QUAL É O SEU RESULTADO?

É imprescindível que os cristãos, somem ao determinado trabalho de Evangelismo, esse são quesitos abaixo relacionados, que certamente os ajudarão a executarem suas tarefas na pregação da Palavra de Deus às almas perdidas. São eles:

1—  O Evangelismo deve ser feito no poder do Espírito Santo. Atos 1:8 — 4:31 a 33.

2—  Todo Evangelismo deve ser feito, tomando a JESUS como exemplo. João 3:1 a 12 — João 4 — João 9:4 — Hebreus 12:1 e 2.

3—  Todo Evangelismo deve ter a mensagem da cruz como centro. João 1:29 — Gálatas 6:14 — II Timóteo 1:15.

4—  Todo Evangelismo deve ser feito por  amor  a Cristo. João 21:15 — II Coríntios 5:19 — Colossenses 3:23.

5—  Todo Evangelismo deve ser feito com intenção de conversão de almas.
Ezequiel 33:11 — Romanos 1:16 — II Timóteo 4:2.

6—  O Evangelismo resulta em ganhar almas. Atos 8 — Provérbios 11:30.

7—  Todo Evangelismo produz a devida recompensa.
Salmos 126:6 — Mateus 25:23 — II Timóteo 4:8 — Apocalipse 22:12.

ACOMPANHAMENTO: FUNDAMENTO DO EVANGELISMO.

No Evangelismo o cristão nunca está sozinho, esta promessa fora revelado pelo próprio Jesus, João 14:16 a 18 e 26.

Jesus Cristo, o CENTRO DA BÍBLIA, jamais nos enviaria a uma missão de tão alto valor, como é o trabalho de Evangelismo, sem nos dar total segurança, para então podermos pregar a seu respeito e como Onisciente Deus, nos enviou o CONSOLADOR (ESPÍRITO SANTO), para nos ensinar e nos capacitar, dando-nos poder e ousadia, para com convicção mencionarmos o Poderoso e Sublime Evangelho. O livro que revela a vida e a existência e os feitos de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O Filho amado de Deus. João 17:7 a 14. Vamos juntos conhecer a presença e a participação do Espírito Santo no trabalho de Evangelismo, na realização de missões. São elas:

1—  O Espírito Santo no ministério evangelístico de Cristo. Lucas 4:18 e 19 — 12:28.


2—  O Espírito Santo no Pentecostes. Início da Evangelização Mundial. Atos 2:1 a 13.


3—  O Espírito Santo: O Grande Capacitador dos que evangelizam. I Coríntios 2:4.


4—  O Espírito Santo provendo dons para a Obra de Evangelismo. Romanos 12:3 a 8 — I Coríntios 12:1 a 9.


5—  O Espírito Santo dando ousadia para a Obra de Evangelismo. Atos 13:2.


6—  O Espírito Santo e a escolha de obreiros para o Evangelismo. Atos 4:31.


7—  O Espírito Santo guiando a Obra Missionária.   Atos 16:6  a 10,14 — 17:34 — 18:9.


“Quão formosos são os pés dos que anunciam as Boas Novas” Isaías 52:7.
É tão bom quando temos o privilégio de ouvir de Deus, estas palavras, as mesmas nos dão o sentido de que Ele está atento para tudo o que fazemos em relação à Sua Obra. O mesmo por intermédio de Seu filho quer nos chamar de BEM-AVENTURADOS, leia o que Mateus escreveu no capítulo 24: 46.


Colabore com o trabalho de Evangelismo e seja mais um a somar nesta gratificante tarefa.


Pois, evangelizar, é também uma das maiores provas de amor cristão, que você deve demonstrar ao seu semelhante.


Pr. Gilvan M. Farias.


Bibliografia:


ALMEIDA, João Ferreira - Bíblia Sagrada - Edição revista e corrigida - Brasília - DF. Editora Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.


BÍCEGO, Valdir - Manual de Evangelismo - 4ª Edição - Rio de Janeiro – RJ. CPAD   (Casa Publicadora das Assembléias de Deus). 1990.


BOYER, Orlando S.  - Pequena Enciclopédia Bíblica - São Paulo –SP.  Editora Vida-27ª  Impressão. 1999.


DAVIS, Jonh D. - Dicionário da Bíblia - Traduzido por: BRAGA, Rev. J. R. Carvalho - 10ª Edição - Rio de Janeiro – RJ. Editora: JUERP.


      SILVA, Antonio Gilberto da - A Prática do Evangelismo - 2ª Edição - Rio de Janeiro - RJ - CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus). 1983.


McNAIR, S. E. - A Bíblia Explicada - 14ª Edição - Rio de Janeiro - RJ - CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus). 1999.


RYRIE, Charles Caldwell, Th. D., pH. D. - A Bíblia Anotada - Versão Almeida,   Revista e  Atualizada - São Paulo- SP. Sociedade Bíblica do Brasil. 1969.


SHELD, Russell P. - Bíblia Vida Nova - Traduzida por: ALMEIDA, João Ferreira de - Edição Vida Nova  Revista e Atualizada - São Paulo-SP. Editoras: Sociedade Religiosa - Edições Vida Nova S/R   e Sociedade Bíblica do Brasil.



STAMPS, Donald C. - Bíblia de Estudo Pentecostal - Traduzida por ALMEIDA, João Ferreira de - Edição Revista e Corrigida - Editora: CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus). 1995.





Tecnologia do Blogger.
Powered by Blogger