AS OITO ATITUDES DE UM CRISTÃO QUEBRANTADO

AS OITO ATITUDES DE UM CRISTÃO QUEBRANTADO (1)
Salmos 51:17.

1ª - Prontidão Para se Arrepende, Confessar e Pedir Desculpas – O cristão quebrantado está sempre se arrependendo, I João 1:9, “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a imundícia” – Salmos 51:4, “Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a seus olhos é mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares”. O cristão precisa entender que o pecado para ele não é um programa é um acidente (que sempre precisa ser evitado).

2ª – Prontidão Para Perdoar – O cristão quebrantado toma deliberadamente, e cheio do Espírito Santo, a atitude de perdoar, sem nada exigir de seu ofensor, Efésios 4:32b, “perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”. Deus não escolhe a quem vai perdoar, mas, perdoa por causa do seu precioso amor. Perdoar é não levar em conta.

3ª - Prontidão Para Suportar o Mal Sem Reagir – I Pedro 2:19 a 23, “Porque é coisa agradável que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente”, Porque que glória é essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas, se fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus. Porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano, o qual, quando o injuriavam, não injuriava e, quando padecia, não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente”. Sofrer por estar fazendo o bem e, não revidar o mal lançado contra nós; suportar tudo sem reagir. Provérbios 20:22, “Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo SENHOR, e ele te livrará”.

4ª – Prontidão Para Retribuir o Mal Com o Bem – O cristão quebrantado constantemente retribui toda a maldade com a bondade, Romanos 12:17 a 21, “a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas daí lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer ; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque fazendo isso amontoará brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”. Não é retribuir o mal com a indiferença, mas sim, fazer o coração resistir (firmar-se) ao bem.


5ª – Prontidão Para Considerar os Outros Superiores a si Mesmo – Filipenses 2:3, “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo”. De onde vem as todas as contendas, lutas, discussões e desentendimentos; senão do bater do pé e do gritar. O cristão quebrantado é como uma ovelha perante o feroz lobo faminto; não esboça jamais qualquer reação de defesa, mas se finge até de morta, para não ser devorada pelo lobo. Morrer por causa da pregação do evangelho é viver a vida de Cristo. Gálatas 2:20, “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.

6ª – Prontidão Para Sempre Obedecer – Salmos 32:9, “Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não tem entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio, para que se não atirem a ti”. A tendência do cavalo é a precipitação – da ovelha a tolerância - da mula a teimosia, da ovelha a submissão total. Existem dois grandes perigos: a precipitação e a teimosia; eles não cumprem jamais a vontade de Deus, na vida da ovelha. Correr sem ser enviado (ser precipitado), resistir conscientemente a direção clara do Senhor, através do Espírito Santo (ser teimoso). O cristão quebrantado está sempre pronto a obedecer; não pergunta como; nem onde; nem porque, sua alegria está em servir a Deus e em honra-lo, Lucas 22:42, “dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua”. Sua vontade é fazer a vontade de Deus. Na verdade, precisamos nos esvaziar para Deus nos encher.

7ª - Prontidão para ter ampliada a sua fé - "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam" (Hb 11:6). Para que percebamos as coisas pelas quais devemos aguardar; para que venhamos a entender que Deus é o Criador de tudo e de todos; para que ofereçamos a Ele cultos de adoração e louvor.

8ª - Prontidão para estarmos posicionados sempre gratos ao Senhor - "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus, para convosco", I Tessalonicenses 5:18. Mais ainda, devemos agradecer-Lhe pela nossa nova vida, um dom gratuito de Deus. Nada que venhamos a fazer nos dá direito a
receber esse dom. A vida Eterna é, simplesmente, isso - é eterna e nunca cessa. Bastaria isso para sermos eternamente gratos a Deus.

partes 7 e 8 adicionadas com esmero pelo pastor Alberto Couto Filho (visite seu blog: www.albertocoutofilho.blogspot.com).

4 Response to "AS OITO ATITUDES DE UM CRISTÃO QUEBRANTADO"

  1. Unknown says:

    Graça e paz
    Pr.Gilvan,parabéns pelo blog,que Deus em sua infinita misericórdia continue lhe abençaoondo juntamente com sua família.
    "Salmos 119:63"

    Em Cristo que nos une

    Cláudia Mariz
    http://saronperfume.blogspot.com

    Paz em Cristo Pr. Gilvan!
    Fico grato por ter passado pelo meu tão simples blog...conte com minhas futuras visitas...
    Deus o abençoe me tudo!

    Natanael Lima
    natanaellima.blogspot.com

    Abençoamado pastor Gilvan
    Graça e paz

    Parabéns pela magnífica mensagem. Quer saber? Num próximo livro, vou convidá-lo à co-autoria.
    Foram horas sem água nem café, e sem pão. Contudo, houve comunhão, alegria e amor, procedentes do Alto.
    Vou acrescentar, mesmo sem a sua permissão, duas outras necessidades do crente de coração quebrantado:
    1 - A prontidão para ter ampliada a sua fé - "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessáro que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam" (Hb 11:6). Para que percebamos as coisas pelas quais devemos aguardar; para que venhamos a entender que Deus é o Criador de tudo e de todos; para que ofereçamos a Ele cultos de adoração e louvor.
    2 - A prontidão para estarmos posicionados sempre gratos ao Senhor - "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus, para convosco" (1Ts 5:18). Mais ainda, devemos agradecer-Lhe pela nossa nova vida, um dom gratuito de Deus. Nada que venhamos a fazer nos dá direito a
    receber esse dom. A vida Eterna é, simplesmente, isso - é eterna e nunca cessa. Bastaria isso para sermos eternamento gratos a Deus.
    Abençoe-te Deus, abundantemente.
    Seu conservo em Cristo,
    Alberto Couto Filho

    Olá Pastor Gilvan,

    SHALOM ADONAI!!!!!!!

    Encontramos seu blog. Nos tornamos seguidores. DEUS SEJA LOUVADO SEMPRE ATRAVÉS DE SUA VIDA.

    Temos também um blog, qdo puder nos visite.

    Sempre que puder, estaremos aqui.

    Em Jesus,

    Suely

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
Powered by Blogger