A NECESSECIDADE DO ARREPENDIMENTO (1)
Lucas 13:1 a 9

Porque Lucas queria fornecer a Teófilo (e, certamente a uma audiência maior)
um registro preciso e bem ordenado da mensagem cristã básica, desde o
nascimento de Cristo à sua ascensão aos céus. Para capacitar seus leitores terem
“plena certeza das verdades” que ele aprendeu (1.4)..

 Arrependimento: (metanóia) Mudança de mente. Segundo dicionário Aurélio Arrependido: Mudar de atitude, de procedimento, de parecer; voltar atrás em relação a compromisso assumido: Suponha que alguém que lhe cause um grande prejuízo, diz que está arrependido, mas, apesar de ter condições, nega-se a reparar o dano. O que você acha, esta pessoa está, de fato, arrependida? Uma das maiores verdades deste bíblico é esta: Somente aqueles que verdadeiramente se arrependeram permanecerão em pé diante de Deus.

Mas, como pode alguém saber se verdadeiramente se arrependeu?
Este texto ilumina duas evidências de um verdadeiro arrependimento:

O verdadeiro arrependido tem consciência de que todos os seres humanos
são igualmente pecadores –  v.1-5 (especialmente o 3 e o 5)

OPOSIÇÃO: Tem gente que pensa que aqueles que passam por muitos
sofrimentos são mais pecadores que os demais.

DEFESA: Aqui Jesus nos ensina que não! Todos somos pecadores e precisamos
de arrependimento, senão, seremos igualmente punidos.      

BOA SEMENTE: Romanos 3.23..

O verdadeiro arrependido tem consciência de seus ATOS pecaminosos.
O verdadeiro arrependido tem uma boa e sensível consciência (Hebreus 9.13-14); não cauterizada; pois, muitos se enganam acerca de si mesmos – Jeremias 17.9; I Timóteo 4.2; II Timóteo 3.13.

O verdadeiro arrependido tem consciência do seu ESTADO pecaminoso.
Muito mais que a consciência de seus ATOS pecaminosos, o verdadeiro arrependido tem uma profunda consciência do seu ESTADO pecaminoso, de alguém que, sem Deus, sabe que está perdido, a caminho da condenação eterna.

Baseado em Efésios 2.1-3. Exemplo; O “bom” ladrão na cruz ao lado de Jesus tinha essa consciência. Romanos 6.5-6.

     Se você ainda não tem este nível de consciência, precisa ter!
Lembre-se: O machado está posto à raiz da árvore!
Se neste momento você descobriu que verdadeiramente ainda não é um arrependido, eu te convido a dirigir seu pensamento a Deus e pedir que o Espírito Santo comece a agir em seu coração. Agora!

O verdadeiro arrependido manifesta no seu dia a dia “frutos dignos de arrependimento” – vs. 6 a 9.

O verdadeiro arrependido permanece em pé diante de Deus, como uma videira que foi plantada na “vinha do Senhor”. Trata-se de um ato contínuo; ele produzirá bons frutos até o fim da vida. Confira o Salmos 92.12-15: “Até a velhice dará frutos”. Lucas 3.7-9.
Zaqueu, foi um dos exemplos de arrependimento verdadeiro. Observe sua transformação. Cristo morreu por nós e nos salvou “para boas obras” – Ef 2.8-10.

Se você ainda não manifesta “frutos de arrependimento” em seu dia a dia, então, você precisa de arrependimento imediato!

Lembre-se: O machado está posto à raiz da árvore!
Se mais uma vez você percebeu que ainda não é um arrependido, mais uma vez eu te convido a dirigir seu pensamento a Deus e clamar pelas misericórdias do Senhor sobre a sua vida!

 

Os verdadeiros arrependidos têm consciência de que todos os seres humanos são igualmente pecadores, tanto por seus atos quanto por seu estado pecaminoso. Além disso, em seu dia a dia eles manifestam “frutos dignos de arrependimento”.

Se você é um verdadeiro arrependido, diga: Aleluia!
No entanto, se não é um verdadeiro arrependido, este é o momento. Esta é a hora.
Clame a Deus por sua alma! Agora! 


Salmos 91:15a


Escutar a Deus é uma experiência de primeira mão. Quando ele pede sua atenção, Deus não quer que você envie um substituto; do tipo: "irmão ore por mim”, Ele quer você. Ele o convida à tirar um tempo no esplendor dele. Ele o convida a sentir o toque da mão dele. Ele o convida a festejar à mesa dele. Ele quer passar tempo com você. E com um pouco de prática ou a constância da mesma, seu tempo com Deus pode ser o ponto alto do seu dia. É preciso porém acreditar de todo o coração que Deus realmente fala conosco e estarmos atentos para que possamos receber resultados que buscamos sem titubear. Mas para isso será necessário fazermos uso de alguns utensílios (ferramentas).
Equipados com as ferramentas certas, nós podemos aprender a escutar a Deus. Quais são essas ferramentas? Aqui vão algumas delas que serão de grande utilidade pra sua vida:

Algum período do dia e um lugar, constantes.

Escolha um horário na sua agenda e um canto de seu mundo, e reserve-os para Deus. Para alguns pode ser melhor fazer isto pelas primeiras horas da manhã. “Eu, porém, Senhor, clamo a ti, e de madrugada te envio a minha oração”. Salmos. 88:13 (BEP). Outros preferem à noite. E buscou David a Deus pela criança; e jejuou David, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra. II Samuel 12:16 . Outros preferem muitos encontros durante o dia. Aparentemente Davi sentia e sabia disso, Salmo 55:16 e 17 “Mas eu invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. (v.17) De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz. Agora entendemos porque Davi andava segundo coração de Deus . Outro exemplo de oração se vê na vida do profeta Daniel, “Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas, da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer. Daniel 6:10.
Alguns se sentam debaixo de uma árvore, outros na cozinha, ou ate no banheiro; Talvez em sua viagem ao trabalho ou na sua hora de almoço veem estes horários apropriados, para buscar ao Senhor. Mateus:6:6. Busque um tempo e lugar que pareçam certos para você, faça dele o seu quarto reservado de oração, para terdes um particular com o Senhor.
Quanto tempo você deve separar? O quanto você precisar. Dê mais valor à qualidade do que à quantidade de tempo. Seu tempo com Deus deve durar o suficiente para você dizer o que você quer e para Deus dizer o que Ele quer de você também. Salmos 91: 15a “Ele me invocará e eu lhe responderei;”.

Uma Bíblia aberta.

            Já ouvimos muitos pregadores dizerem: “Que a Bíblia fechada é um livro; mas, aberta, é a boca de Deus falando”. Deus fala conosco pela Palavra dele. O primeiro passo, para ler a Bíblia é pedir a Deus para ele lhe ajudar a entender a Palavra. João 14:26 “Mas, aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
Antes de ler a Bíblia, ore. Não vá para a Escritura procurando suas próprias ideias; vá procurar o que Deus quer pra sua vida. Também, leia a Bíblia com cuidado. Jesus nos falou: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á . (v.8) Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, se abre. Mateus 7: 7 e 8.

Deus recomenda aqueles que meditam na Palavra “dia e noite”, Salmos. 1:1 e 2.BEM-AVENTURADO o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores (v.2) Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
A Bíblia não é um jornal a ser lido superficialmente, mas uma mina onde procuramos seu tesouro. “Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, (v.5) Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.. Provérbios. 2:4 e 5.

Eis um ponto prático. Estude a Bíblia um pouco de cada vez. Deus parece enviar mensagens como ele fez com o maná: numa porção suficiente para cada dia. Ele provê “Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra: um pouco aqui, um pouco ali”, Isaías 28:10.
Escolha profundidade ao invés de quantidade (vários capítulos). Leia até que um versículo lhe “toque”, então pare e medite nisto. Copie o versículo numa folha de papel, ou escreva em seu diário, e reflita nele várias vezes.
Uma passagem das escrituras pode ensinar e muito a você, medite com atenção e carinho e ouça através da leitura o que Deus deseja alar com você!
Eu aprenderei o que Deus pretende que eu aprenda? Se eu escutar, sim!


Não desanimes se sua leitura render uma colheita pequena. Há dias em que uma porção menor é tudo que nós precisamos. Uma menina novinha voltou do primeiro dia na escola. A mãe dela perguntou, “Você aprendeu alguma coisa?” “Acho que não”, a menina respondeu. “Eu tenho que voltar amanhã e no dia seguinte, e no dia seguinte …” com a Palavra de Deus jamais será diferente.
Tal é o caso com a aprendizagem. E tal é o caso com o estudo da Bíblia. O entender vem aos poucos, durante uma vida toda. O segredo aqui é ser sempre aluno.

Um coração atento.

            Há uma terceira ferramenta para ter um tempo produtivo com Deus. Nós precisamos não só de um tempo constante e uma Bíblia aberta, nós também precisamos de um coração atento. Não esqueça da advertência de Tiago: “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Tiago 1:25.
Nós sabemos que estamos escutando a Deus quando aquilo que nós lemos na Bíblia for o que outros veem em nossas vidas.
Paulo chamou seus leitores a porem em prática o que eles tinham aprendido dele. “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco”, Filipenses 4:9.
Eu quero animar você a fazer o mesmo. Passe tempo escutando a Deus até que você receba sua lição para o dia – e então, pratique-a.


BIBLIOGRAFIA

Copyright © 2004 Max Lucado. Todos os direitos reservados.
Texto traduzido por Dennis Downing e usado com permissão do autor.
[Para mais meditações de Max Lucado visite o site www.iluminalma.com.br]
[Este material foi cedido por Max do jornal “Crossings” (Cruzadas) da igreja onde ele prega, Oak Hills Church, em San Antonio, Texas. Material parecido e mais elaborado pode ser encontrado no livro de Max Simplesmente Como Jesus”, publicado pela CPAD.]

PENTECOSTAL, Bíblia de Estudos – Revista e Corrigida – edição de 1995 – Editora CPAD.
geral@mundo bíblico.net
www.mundobiblico.net - versão 1.0.0.0


NASCER DE NOVO! SALVAÇÃO GARANTIDA!
João 3:1 a 10.

Para alcançar a salvação da vida eterna, não é preciso ser religioso (religiosidade (prisão) prende,
oprime a alma) nem mesmo ser compromissado com a doutrina da sua igreja (dogmas criados pelos homens que estão fora dos parâmetros da bíblia, para prender a vida das ovelhas conforme seus engodos), não é suficiente a palavra do Senhor, entrar no seu entendimento humano. É necessário muito mais, é preciso abrir a porta para Cristo entrar no seu coração (entrega racional dos seus direitos, das suas vontades) para fazê-lo uma nova criatura, lavada e remida no sangue do Cordeiro de Deus, isto é, uma entrega com total rendição ao dentro da vontade soberana de Deus.
No evangelho segundo escreveu João, no capítulo três, versículos de um a treze, certo príncipe judeu chamado Nicodemos (fariseu membro do Conselho Supremo - Sinédrio) foi ter com Jesus à noite, reconhecendo o Senhor Jesus como Mestre vindo de Deus para salvar o homem da morte pelo pecado, porém respondeu-lhe Jesus: Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Perguntou Nicodemos: Mestre como pode um homem nascer sendo velho? Por ventura poderá entrar novamente no ventre de sua mãe e nascer?
Então lhe disse Jesus: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espírito é Espírito.  Não te maravilhes de ter dito, necessário vos é nascer de novo”.
           Observem a grandeza da sabedoria do Senhor Jesus Cristo, que não disse sobre a necessidade do novo nascimento para um ladrão, um crápula ou a uma prostituta, os quais sobrecarregados de pecado necessitavam de uma mudança radical e urgente, mas admoestou justamente a um homem de conduta ilibada, temente a Deus, religioso, zeloso da lei de Moisés, príncipe dos Judeus, o qual trazia consigo a certeza que Cristo verdadeiramente é o Filho de Deus. Nakdimon. No grego Nikodemos, que ocupava a posição de mestre de Israel, devia ser uma pessoa muito importante. Ele é chamado príncipe, o que implica que ele era um rabino e membro do Sinédrio.
Porem, para herdar a vida eterna, aquele homem, com todas essas qualidades, encontrava-se nas mesmas condições dos demais pecadores, porque lhe faltava o essencial para alcançar a salvação. No seu coração não havia arrependimento, conversão, e fé para sepultar o velho homem pecaminoso, e produzir o novo nascimento pela aspersão do sangue do Senhor Jesus Cristo.
No entanto, Nicodemos entendeu a advertência de Jesus numa visão material, indagando-O como seria possível um homem já formado, tornar a entrar no ventre da sua mãe? Mas o Senhor lhe falava das coisas espirituais; o nascer da água é o arrependimento (estar contrito e quebrantado e ao mesmo tempo tão aborrecido de ter cometido erro aponto de voltar a cometê-lo novamente), e o nascer do Espírito (somente
através Dele é que teremos entendimento sobre o Reino dos céus) a conversão (voltar ou retornar para Deus – no Antigo Testamento a conversão é voltar-se para Deus, envolvendo mais do que mudança de atitude externa, implicando transformações íntimas, tanto de indivíduos quanto de nações inteiras. Jonas 3: 7 a10 – Salmos 22:27. Novo Testamento, esta ligada a ao arrependimento. Mateus 18:3 -  Atos 3:19), nascer do alto, a fé para crer verdadeiramente no sacrifício de Cristo na cruz, para remissão dos pecados, crer na sua ressurreição para a , salvação da vida eterna. Obediência aos mandamentos do Senhor para fazer somente a sua vontade e receber a Cristo como Senhor e Salvador da sua vida. Romanos 10:9 e 10. “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. (v.10) Visto que, com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

Porque tudo se faz novo quando nos arrependemos, e recebemos o Evangelho no coração e entregamos a Cristo a nossa vida, então o Espírito Santo de Deus passa a habitar em nós, e nos regenera da obra da carne e do pecado. Quando despojamos da natureza pecaminosa do velho homem que jazia sob os cuidados da carne, o qual habitava no corpo a lei do pecado e da morte, mas tendo recebido um novo coração, está liberto dos desejos carnais e da devassidão para pecado, a nova criatura é inclinada para os frutos do Espírito, a santificação, provando a boa palavra de Deus, o dom celestial, sendo participante do Espírito Santo e das virtudes do século futuro.
Porque no Evangelho de Mateus 5:20, no sermão da montanha, disse Jesus aos que o seguiam: “Se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino de Deus”.  Em outras palavras, Jesus declara que não basta cumprir a lei de Moisés, frequentar os cultos e ter uma participação ministerial ativa na igreja, se não nascer de novo, toda clausura se torna em vão, melhor seria nunca ter nascido.
Aquele que não nascer de novo, não pode ter domínio sobre a carne e o pecado.  O velho homem, pela falta de entendimento espiritual, e pela dureza de coração, era governado pela carne e servindo ao pecado, estava separado da comunhão com Deus. Mas ao nascer de novo, está liberto do poder do pecado e da morte, para viver segundo a vontade de Deus. Uma vez restabelecida a paz com Deus pelo sangue de Cristo, isto é, Deus está em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, pôs em nós a palavra da reconciliação. Em II Coríntios 5: 14 a 17. Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram; (v.15) E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. (v.16) Assim que, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo, agora, já não o conhecemos deste modo. (v.17) Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.


Na revelação do Apocalipse ao Apóstolo João, Capítulo 3, versículo 20, disse Jesus: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo”.
Meditando na magnitude da palavra do Senhor Jesus, Ele está batendo em sua porta, falando em seu coração, não O deixe do lado de fora, ouça a voz do seu Espírito Santo, abra o seu coração e deixe a comunhão de Cristo entrar, pelo Espírito Santo de Deus. Você vai cear com Ele, participará da alegria de ser o seu servo, Ele vai fartar a sua fome, e saciar a sua sede espiritual. Vai revelar coisas grandes e firmes que não sabes, Jeremias 33:3, (dar abundância de paz em seu coração, e nos dias vindouros, a vida eterna. Creia verdadeiramente em Jesus Cristo como Senhor e Salvador da sua vida e serás salvo, tu e a tua casa, Considerações: Observe que há uma vírgula antes de "tu e a tua casa". O jeito mais fácil de ler corretamente esta frase é invertendo sua grafia (segundo as regras gramaticais): "Responderam eles: Tu e a tua casa, crê no Senhor Jesus e serás salvo". Interpretação correta: Logo, não se trata de uma promessa, mas, sim, de uma orientação: "Se você e seus familiares crerem em Jesus, serão salvos”. Ainda há tempo.

Portanto amados, a condição para a salvação é essa: nascer de novo, e não há outro caminho, porque em nenhum outro há salvação. Atos 4:12; “E em nenhum outro há salvação, porque também, debaixo do céu, nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos. Por outro lado, a salvação é individual, ninguém salvará ninguém, cada um dará conta de si a Deus no dia do juízo. 

E na carta aos Gálatas 2:20, a palavra do Senhor ilustra o perfil exato como o servo de Deus deve sentir-se, dizendo: Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.
Isso é conversão genuína e sem sombras de dúvida, pois refuta a expectativa do salvo em viver em sã conduta diante das circunstâncias pecaminosas deste mundo. Chama-se isso, estado de graça e consciência de justiça (que nesse caso é nada mais nada menos, do que reconhecer os direitos de Deus sobre sua vida). 

            Que se digne a abençoar todos os amados irmãos que participaram deste estudo e que tenham sempre em mente e no coração que podemos mudar a vida das pessoas que estão à nossa volta e que devemos sempre estar atentos para que a velha natureza, não surja trazendo desagradáveis surpresas, pelas quais farão com que percam tudo aquilo que conquistaram pelo sangue de Jesus. Pela sua morte e ressurreição.







BIBLIOGRAFIA



DICIONÁRIO BÍBLICO – um guia de estudos e entendimentos do livro dos livros/Equipe DCL -  São Paulo:        DCL, 2010.

BÍBLIA DA MULHER – Revista e atualizada - Editora Mundo Cristão/Sociedade Bíblica do Brasil – São Paulo, 2004.

STERSN, David H – Comentário Judaico do Novo Testamento – Copyright© 2008 – Editora Atos – São Paulo, 2008.

© AURÉLIO Buarque de Holanda Ferreira e j.E.M.M. , Editores Ltda – 1986 – Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa - Editora Nova Fronteira – Botafogo/RJ, 1986.

Tecnologia do Blogger.
Powered by Blogger