SE VOCÊ ESTA SENDO PROVADO, DEUS QUER LHE ENSINAR ALGUMA COISA!

DOIS OBJETIVOS FUNDAMENTAIS DA PROVAÇÃO.
Zacarias 13:9.


Provação – É o meio pelo qual Deus usa, permite, consente, para submeter seus princípios e padrões do desenvolvimento do cristão, colocando em prova o AMOR e a FÉ do mesmo, para com Ele,

Prova de Amor – Esse belo exemplo se registra no livro de Gênesis 22:1, 2, 11, 12, “E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me. Então, disse: Não estendas a tua mão sobre o moço e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus e não me negaste o teu filho, o teu único”. Abraão comprova que seu amor por Deus era maior que para com seu filho Isaque.

Prova de Fé – Este outro exemplo é o de Jó que revela em seu livro no capítulo 2:3, "E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero (integro), e reto, temente a Deus, e desviando-se do mal, e ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa", Jó estava sendo provado para demonstrar a Satanás a fidelidade dum homem que temia e servia ao Senhor, não pelos seus bens ou por tudo o que se dizia bem-estar, mas, para mostrar sua fé, diante de qualquer adversidade, Jó 2:9, “Então, sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus e morre”. I Pedro 1:7, ”Para que a prova de vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor e honra e glória, na revelação de Jesus Cristo”.


OS TRÊS ESTÁGIOS DA PROVAÇÃO NA VIDA DO CRISTÃO:



Estes três estágios são fazes da provação que tencionam e visam amadurecer o cristão, mediante às circunstâncias e adversidades da vida, para o engrandecimento de Deus e de Seu Filho Jesus Cristo, pelo Espírito Santo, Romanos 5:3 a 5. Estes são os estágios:

1º - A Conquista da Perseverança – O que é definida como: insistência, teimosia, querença; fazer valer a busca, Romanos 12:12, “Alegrai-vos na esperança sede pacientes na tribulação e perseverai em oração”. Daniel 12:13a, “Tu, porém vai até ao fim...”. Colossenses 4:2, “Perseverai em oração, velando nela com ações de graça”. Atos 6:4, “Mas nós perseveraremos em oração e no ministério da palavra”. Tiago 1:3, “Sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência”. Mateus 24:13, “Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo”. Além da passagem de Lucas 18:1 a 5, que relata a parábola do juiz injusto, que demorou em resolver a causa de uma pobre viúva. È importante nunca desistir de seu objetivo, principalmente, quando ele é buscado em oração. Costumo dizer que Deus não tem compromisso com covardes. Então vamos prosseguir sem desanimar. Ao que persevera alcança a tão sonhada vitória, que sai do invisível e torna palpável, segura, sólida.

2º- A Conquista da Experiência – Nessa fase da provação o cristão é AMADURECIDO na sua vida, mediante as tribulações que estiver passando. Aqui Deus está dotando-o de qualidades, virtudes e de autoridade, para que ele seja útil naquela situação que passara, em benefício de alguém que vai passar na mesma tribulação na causa do Senhor Jesus. Exemplo: José do Egito, Gênesis 39:20, 21, “E o senhor de José o tomou e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam presos; assim esteve ali na casa do cárcere. O Senhor, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor. Gênesis 40:15, “porque, de fato, fui roubado da terra dos hebreus; e tampouco aqui nada tenho feito, para que me pusessem nesta cova”. Gênesis 41:38 a 41, “E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um varão como este, em quem haja o Espírito de Deus? Depois, disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão inteligente e sábio como tu. Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu. Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito”. Com que objetivo? Ajudar a alguém que esteja vivendo as mesmas situações, ou que precise de você, pois você saberá consola-lo, II Coríntios 1:4, “Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus”.

3º - A Conquista da Esperança
– Esse estágio é o ápice (auge) da expectativa, acrescida da fé, de que tudo, certamente, mudará, e que a provação não permanecerá para toda a vida. É vislumbrar a vitória mesmo sabendo que a sua provação está apenas começando. É ter certeza de que Deus está olhando por você na hora e no período em que você chega até dizer que não agüenta mais, mas, espera a solução, motivado pelo grande amor de Deus que te diz que a resposta certamente, o Redentor trará. Jó 19: 25, “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra”. Habacuque 3: 17, “Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, os campos não produzam, mantimento, as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. Jeová, O Senhor é a minha força; e me fará andar sobre as minhas alturas”. Provérbios 14:32, “Pela sua malícia , será lançado fora o ímpio, mas o justo até na sua morte tem esperança”. Jeremias 17:7, “Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor”. I Coríntios 13:13, “agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, mas, o maior destes é o amor”.
Observação: é sempre bom lembrar aos amados irmãos que para nós Deus tem sempre três respostas: SIM, NÃO e ESPERE.

SIM – Quando Deus ouve e atende na hora.
NÃO – Quando Deus ouve e responde fora a sua vontade – II Samuel 12:22, “E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se o Senhor se compadecerá de mim, e viva a criança!”.
ESPERE – Quando Deus ouve, responde e vê o momento exato de ser glorificado na hora em que receberes a tua bênção. Eclesiastes 3:1, “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.

0 Response to "SE VOCÊ ESTA SENDO PROVADO, DEUS QUER LHE ENSINAR ALGUMA COISA!"

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
Powered by Blogger