A PALAVRA TE REVELA AMIGOS DE VERDADE


João 15:13 e 14

Não há relação mais espiritual e sublime que a amizade. A relação de amigos é mais elevada que a de irmãos, noivos ou esposos, pois há muitos irmãos, noivos e esposos que não são amigos. Vamos analisar três aspectos acerca do grande valor da amizade. Como podemos conhecer um amigo verdadeiro?


1-      Um amigo é alguém que está do nosso lado ainda quando todos nos abandonam

A Bíblia diz: “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão”, Provérbios 17:17. Um amigo é o primeiro a entrar, depois de todos terem abandonado a casa. Ele se aproxima não para tirar-lhe algo, mas para oferecer-lhe tudo, sua amizade. Há duas caricaturas de amizade, que não passam de uma falsa amizade. A primeira é a amizade tabernária. Nenhum ligame existe entre os amigos “tabernários” além do desejo comum de matar o tempo, de tomar uns copos, de contar pilhérias um tanto escabrosas, de maldizer o próximo e fazer farra. Esses amigos dispersam-se na hora da angústia, como os amigos do filho ródigo fugiram, deixando-o faminto e necessitado. A segunda amizade falsa é a amizade utilitária. É a daqueles para quem todo “amigo” é uma conveniência, um meio atual ou potencial de facilitar-lhes os interesses. Essa amizade é uma espécie de pesca de favores, honras, posições e lucros. Essa espécie de amizade constitui-se numa ameaça para a moralidade pública. Distribuem-se os cargos não pelos méritos pessoais dos candidatos, mas pelo número de “amigos” que possuem. Mas, se há “amizade” falsa, existe também a amizade verdadeira. O amigo verdadeiro ama em todo tempo. O vendaval só conseguirá que os verdadeiros amigos deixem raízes mais profundas, entrelaçando as raízes (Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta) no solo do amor eterno. I Coríntios 13:7


2. Um amigo é alguém que não precisa usar máscaras para desfrutar de intimidade.

A Bíblia diz: “… há amigo mais chegado do que um irmão”, Pv 18:24. Um amigo verdadeiro não precisa de formalidades convencionais para se aproximar de nós. Ele nos conhece e nos ama não apenas por causa das nossas virtudes, mas também, dos nossos defeitos,  O verdadeiro amigo é aquele que está perto nas horas de celebração e também nos tempos de choro. Romanos 12:15.
Ele é capaz de chorar conosco na dor e cantar conosco nos dias de festa. A verdadeira amizade derruba paredes e constrói corredores; nivela os vales e constrói pontes. A Bíblia destaca a amizade de Davi e Jônatas. Essa amizade foi santa, íntegra e fiel. Esses dois jovens buscavam o bem um do outro. Eles protegiam um ao outro. I Samuel 18:1,3 e 4. Um amigo verdadeiro não se nutre de suspeitas nem dá ouvidos à intriga. Não há amizade sem lealdade. A intriga é o verdugo da amizade. A amizade é edificada sobre o fundamento da verdade e cresce com o cultivo da intimidade.


3. Um amigo é alguém que prefere o desconforto do confronto à comodidade da omissão
A Bíblia diz: “Como o ferro com o ferro se afia, assim o homem ao seu amigo” Provérbios 27:17. Uma amizade verdadeira não é construída sobre a cumplicidade no erro, mas sobre o confronto da verdade. As feridas feitas pelo amigo são melhores do que as lisonjas do bajulador. Uma amizade leal não se acovarda na hora do confronto. Há circunstâncias em que a maior prova de amizade está em aceitar o risco de perdê-la, em nome da própria amizade. A Bíblia nos ensina a falar a verdade em amor. A Bíblia nos orienta a servir de suporte uns para os outros, I Samuel 19: 1 e 2. A Bíblia nos manda corrigir aos que são surpreendidos na prática de alguma falta, e isso, com espírito de brandura. Provérbios 27:9 - Romanos 12:9 e 10. Não existe amizade indolor. Não existe amizade omissa. Um amigo é alguém que tem liberdade, direito e responsabilidade de exortar, corrigir e orientar seu companheiro quando vislumbra a chegada de um perigo ameaçador. Jó 42:10. Nesse mundo timbrado pela solidão e pelo isolamento, onde florescem as “amizades virtuais”, precisamos cultivar amizades verdadeiras, amizades que glorificam a Deus, edificam a igreja e abençoam a família!








1 Response to "A PALAVRA TE REVELA AMIGOS DE VERDADE"

  1. Agradeço a Deus por ter encontrado o Pr. Gilvan Farias que muito nos abençoou em 1992, através de uma mensagem poderoso. O seu blog está cheio de novidades, pois Deus o chamou para propagar a sua palavra e, ele o faz com muita dedicação, disponibilizando para todos nós internautas várias apostilas com direito a análises exegéticos. Estudos distraídos de fontes extremamente confiantes com termos analisados sobre a luz da língua original que é o grego, o "coine" universal, me refiro original na época dos apóstolos. Ele também tem uma filha que é cantora, embora os senhores infelizmente não ouve o seu nome ecoar nas rádios, mas Deus a usa de uma forma poderosa no louvor e, sei que em breve nós ouviremos ela louvar ao Senhor nas rádios de renome, pois ela faz jus ao chamado de Deus na vida dela e o seu Pai Pr. Gilvan Farias, que tem sido um canal de bênçãos para muita gente e poderá ser para a sua vida também, quem os convidar estarão investindo em um missionário-pastor que tem se dedicado para cumprir o seu ministério, pois ele tem se esmerado em fazê-lo. Se Deus permitir ele estará pregando em nossa igreja e a sua filha estará louvando no dia 05 de maio de 2012, com início às 18:30 horas. Quero lhes convidar também para estarem neste dia conosco, eu sei que será uma grande bênção.

    Um grande abraço a todos os internautas!

    Pr. Evandro Silva

    https://www.facebook.com/pr.evandrosilva

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
Powered by Blogger