APRENDER É SEMPRE BOM!


Salmos 91:15a


Escutar a Deus é uma experiência de primeira mão. Quando ele pede sua atenção, Deus não quer que você envie um substituto; do tipo: "irmão ore por mim”, Ele quer você. Ele o convida à tirar um tempo no esplendor dele. Ele o convida a sentir o toque da mão dele. Ele o convida a festejar à mesa dele. Ele quer passar tempo com você. E com um pouco de prática ou a constância da mesma, seu tempo com Deus pode ser o ponto alto do seu dia. É preciso porém acreditar de todo o coração que Deus realmente fala conosco e estarmos atentos para que possamos receber resultados que buscamos sem titubear. Mas para isso será necessário fazermos uso de alguns utensílios (ferramentas).
Equipados com as ferramentas certas, nós podemos aprender a escutar a Deus. Quais são essas ferramentas? Aqui vão algumas delas que serão de grande utilidade pra sua vida:

Algum período do dia e um lugar, constantes.

Escolha um horário na sua agenda e um canto de seu mundo, e reserve-os para Deus. Para alguns pode ser melhor fazer isto pelas primeiras horas da manhã. “Eu, porém, Senhor, clamo a ti, e de madrugada te envio a minha oração”. Salmos. 88:13 (BEP). Outros preferem à noite. E buscou David a Deus pela criança; e jejuou David, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra. II Samuel 12:16 . Outros preferem muitos encontros durante o dia. Aparentemente Davi sentia e sabia disso, Salmo 55:16 e 17 “Mas eu invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. (v.17) De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz. Agora entendemos porque Davi andava segundo coração de Deus . Outro exemplo de oração se vê na vida do profeta Daniel, “Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas, da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer. Daniel 6:10.
Alguns se sentam debaixo de uma árvore, outros na cozinha, ou ate no banheiro; Talvez em sua viagem ao trabalho ou na sua hora de almoço veem estes horários apropriados, para buscar ao Senhor. Mateus:6:6. Busque um tempo e lugar que pareçam certos para você, faça dele o seu quarto reservado de oração, para terdes um particular com o Senhor.
Quanto tempo você deve separar? O quanto você precisar. Dê mais valor à qualidade do que à quantidade de tempo. Seu tempo com Deus deve durar o suficiente para você dizer o que você quer e para Deus dizer o que Ele quer de você também. Salmos 91: 15a “Ele me invocará e eu lhe responderei;”.

Uma Bíblia aberta.

            Já ouvimos muitos pregadores dizerem: “Que a Bíblia fechada é um livro; mas, aberta, é a boca de Deus falando”. Deus fala conosco pela Palavra dele. O primeiro passo, para ler a Bíblia é pedir a Deus para ele lhe ajudar a entender a Palavra. João 14:26 “
Mas, aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
Antes de ler a Bíblia, ore. Não vá para a Escritura procurando suas próprias ideias; vá procurar o que Deus quer pra sua vida. Também, leia a Bíblia com cuidado. Jesus nos falou: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á . (v.8) Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, se abre. Mateus 7: 7 e 8.

Deus recomenda aqueles que meditam na Palavra “dia e noite”, Salmos. 1:1 e 2.BEM-AVENTURADO o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores (v.2) Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
A Bíblia não é um jornal a ser lido superficialmente, mas uma mina onde procuramos seu tesouro. “Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, (v.5) Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.. Provérbios. 2:4 e 5.

Eis um ponto prático. Estude a Bíblia um pouco de cada vez. Deus parece enviar mensagens como ele fez com o maná: numa porção suficiente para cada dia. Ele provê “Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra: um pouco aqui, um pouco ali”, Isaías 28:10.
Escolha profundidade ao invés de quantidade (vários capítulos). Leia até que um versículo lhe “toque”, então pare e medite nisto. Copie o versículo numa folha de papel, ou escreva em seu diário, e reflita nele várias vezes.
Uma passagem das escrituras pode ensinar e muito a você, medite com atenção e carinho e ouça através da leitura o que Deus deseja alar com você!
Eu aprenderei o que Deus pretende que eu aprenda? Se eu escutar, sim!


Não desanimes se sua leitura render uma colheita pequena. Há dias em que uma porção menor é tudo que nós precisamos. Uma menina novinha voltou do primeiro dia na escola. A mãe dela perguntou, “Você aprendeu alguma coisa?” “Acho que não”, a menina respondeu. “Eu tenho que voltar amanhã e no dia seguinte, e no dia seguinte …” com a Palavra de Deus jamais será diferente.
Tal é o caso com a aprendizagem. E tal é o caso com o estudo da Bíblia. O entender vem aos poucos, durante uma vida toda. O segredo aqui é ser sempre aluno.

Um coração atento.

            Há uma terceira ferramenta para ter um tempo produtivo com Deus. Nós precisamos não só de um tempo constante e uma Bíblia aberta, nós também precisamos de um coração atento. Não esqueça da advertência de Tiago: “
Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Tiago 1:25.
Nós sabemos que estamos escutando a Deus quando aquilo que nós lemos na Bíblia for o que outros vêem em nossas vidas.
Paulo chamou seus leitores a porem em prática o que eles tinham aprendido dele. “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco”, Filipenses 4:9.
Eu quero animar você a fazer o mesmo. Passe tempo escutando a Deus até que você receba sua lição para o dia – e então, pratique-a.


BIBLIOGRAFIA

Copyright © 2004 Max Lucado. Todos os direitos reservados.
Texto traduzido por Dennis Downing e usado com permissão do autor.
[Para mais meditações de Max Lucado visite o site www.iluminalma.com.br]
[Este material foi cedido por Max do jornal “Crossings” (Cruzadas) da igreja onde ele prega, Oak Hills Church, em San Antonio, Texas. Material parecido e mais elaborado pode ser encontrado no livro de Max Simplesmente Como Jesus”, publicado pela CPAD.]

PENTECOSTAL, Bíblia de Estudos – Revista e Corrigida – edição de 1995 – Editora CPAD.
geral@mundo bíblico.net
www.mundobiblico.net - versão 1.0.0.0

0 Response to "APRENDER É SEMPRE BOM!"

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
Powered by Blogger