AS INFLUÊNCIAS DA MULHER VIRTUOSA 
Provérbios 31:30b

Virtude é a força moral e a disposição firme e habitual para a prática do bem. É a boa qualidade moral de uma pessoa eficaz.
Virtuosa é a pessoa que tem um grande talento, assim como um maestro de uma grande orquestra. Mulher virtuosa é aquela que tem prestígio e crédito onde se encontra. Que mostra influência por onde anda.

A mulher virtuosa espalha influência em três áreas distintas.

I - INFLUÊNCIA NO LAR -  É demonstrada pelos seus atos em relação à família Provérbios 31:15, 27 - Submissão ao esposo e temor ao Senhor, Efésios 5:22 “Vós, mulheres, sujeitai-vos aos vossos maridos, como ao Senhor;”. Espírito de renúncia. Bom testemunho, Provérbios 31:28 e 29 “Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também seu marido, que a louva, dizendo: Resch (v.29) Muitas filhas obraram virtuosamente; mas tu a todas és superior - Executa o trabalho doméstico, não como meio de satisfazer sua vontade, mas com responsabilidade, Provérbios 31:27 “Olha pelo governo de sua casa, e não come o pão da preguiça”. Mantém harmonia no lar. Tem um relacionamento interpessoal com cada familiar. É preparada para vencer as dificuldades do dia-a-dia. Provérbios 31:21, 29b “Não temerá, por causa da neve, porque toda a sua casa anda forrada de roupa dobrada”. (v.29b) “mas tu a todas és superior”.
A sua influência tem fundamento sólido do temor e da sabedoria do Senhor, Provérbios 31:26 “Abre a sua boca com sabedoria, e a lei de beneficência está na sua língua”.
Tsade Mulher virtuosa é a dona de casa que dá valor a si e a sua família. São exemplos de mulheres: Ana, mulher mãe ideal I Samuel 1:20 “E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor;”. I Samuel 2:19 “E sua mãe lhe fazia uma túnica pequena, e de ano em ano lha trazia, quando, com seu marido, subia a sacrificar o sacrifício anual”. Ester, Ester 4:16 “Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susan, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não é segundo a lei; e, perecendo, pereço”. Maria, mulher escolhida por Deus, Lucas 1:30 e 31 “Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus;
E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus”. Poderíamos citar tantas outras como: Noemi, Isabel, Priscila, Loide, etc.

II - INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE – Sua influência se estende além de seu lar, Provérbios 31:16 “Examina uma herdade, e adquire-a; planta uma vinha com o fruto das suas mãos”. Dá testemunho de vida cristã às pessoas da sua comunidade. Tem equilíbrio emocional. Sabe conter as dificuldades. Não é dominada pela angústia, como no caso de Ana mãe de Samuel, I Samuel 1:10 e 11 “Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. E votou um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se, benignamente, atenderes para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei, por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha”.
O padrão da mulher virtuosa pressupõe dons e recursos materiais fora do comum. Demonstra, num mundo onde os valores são inversos, o retrato de uma esposa ideal, mãe zelosa, dona de casa eficiente. Dá a sociedade um testemunho ideal da mulher cristã.

III - INFLUÊNCIA NA IGREJA - Tem espírito quebrantado Salmos 51:17 “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”,   e coração alegre. A alegria íntima de ter Deus como significado de vida, Filipenses 4:4 “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos”. Jesus é a fonte dessa alegria. Tem um espírito sereno. É calma. Dá bom testemunho de comunhão com Deus e com os irmãos. É fiel nos seus afazeres, atenciosa, piedosa, evangelista, dada ao ensino da Palavra.

A influência da mulher virtuosa no lar, na sociedade e na igreja se dá devido a confiança que inspira segundo a sua conduta. A mulher virtuosa não é presa a preconceitos e regras mundanas, mas fiel a Deus. Tem ideais concretos para a sua família e para com Deus. A mulher virtuosa é mais do que uma esposa excelente. É a coroa de seu marido Provérbios 12:4 “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como apodrecimento nos seus ossos”. É uma mulher valorosa. O poema da mulher virtuosa é mais do que um elogio a uma determinada esposa. É um poema que proclama a sabedoria de uma mulher que leva o homem para a justiça, honra, prosperidade e vida. Muitas mulheres são fortes, mas a mulher virtuosa supera a todas, Provérbios 31:29 “Muitas filhas obraram virtuosamente; mas tu a todas és superior”.

Pode-se cantar o sucesso do trabalho da mulher virtuosa e que suas obras a louvem na praça da cidade.  Provérbios 31:31 “Dai-lhe do fruto das suas mãos, e louvem-na nas portas as suas obras”.

0 Response to " "

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
Powered by Blogger