SOLTEIRO SIM, DESOCUPADO NÃO!
I Coríntios 7:25

"Quanto aos solteiros, não tenho mandamento do Senhor. Dou, porém, o meu parecer, como alguém que, pela misericórdia do Senhor, tem sido fiel."

O que a Bíblia fala para o solteiro?

No capítulo sete da 1ª epístola do Apóstolo Paulo aos crentes em Corinto é enfatizada a vantagem em ser solteiro para se dedicar a obra de Deus. Não que o apóstolo seja contra o casamento, ELE NÃO O É, pelo contrário, ele escreve o capítulo sete fornecendo várias orientações para o relacionamento conjugal. O ponto é que o solteiro pode e deve dedicar sua vida ao serviço de Deus. Ele não tem maiores preocupações que um casado por não ter essa responsabilidade.

E o preconceito cultural?

Esse ponto vai ao contrário do preconceito cultural dentro de nossas igrejas evangélicas em relação ao cristão solteiro. A igreja de um modo geral não sabe trabalhar com os indivíduos solteiros principalmente se eles estiverem acima dos 30 anos de idade. Por outro lado, percebe-se um certo desespero da parte de moços e moças querendo o casamento a qualquer custo. Entendo que o casamento é benção de Deus e vejo o quanto essa benção é positiva na vida de alguns, mas o casamento não é o fator principal na vida de um moço (a). JESUS O É! ELE MORREU COM 33 ANOS, NUNCA SE CASOU!

Precisa-se trabalhar em igrejas a importância e a efetividade do crente solteiro dedicando sua vida para glória de Deus no serviço do Reino. Sobre as questões de tentação penso que quem tem problemas nessa área e não for tratado (restaurando-se pelo arrependimento, no sangue do Cordeiro) pecará solteiro ou casado. O problema é o coração. É a disposição pela qual o solteiro deverá demonstrar para com a Obra de Deus e para isso é preciso que este solteiro (a):

1 – Se valorize: Não imponha que só é mais maduro quem casa. Vejo a efetividade do casamento no amadurecimento do crente mas o solteiro tem o seu lugar e pode servir com grande potencial com seus dons.

2 - Seja um(a) solteiro(a) para a glória de Deus: Não desperdice a sua condição de solteiro. Não se limite pelo preconceito cultural. Devote a sua vida em missão e serviço para o Reino de Deus.

Alguns conselhos quero lhes dar por experiência própria  fornecendo-lhes:

Cinco pistas práticas para que o solteiro (a) sirva melhor a Deus e a Seu reino:

1 - Dedique um bom tempo a sua igreja em estudos, visitação, aconselhamento, discipulado e o cuidado com pessoas. Como você não é casado, não precisa cuidar do lar, mas isso não quer dizer que não possas ajudar nas tarefas do lar, mas dedicar este tempo para ajudar ate mesmo em sua comunidade levando salvação, cura e libertação aos perdidos.

2: Invista tempo no estudo da Palavra, nas leituras da Bíblia de forma sistemática, na leitura de bons livros teológicos e devocionais. Um casado não terá tanto tempo para ler como você. Faça bons cursos teológicos ainda que de curta duração se você não tem chamado específico para servir a igreja tempo integral. Todo crente deve crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. Isaías 34:16 – I Timóteo 4:12 e 13 – “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. (v.13) Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá” - II Pedro 3:18 a – “Antes, crescei na graça e conhecimento do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo”.

3: Tenha uma vida intensa de oração. Como você não é casado (a) poderá desfrutar de maior tempo em intercessão e em oração buscando mais a face de Deus e crescendo em sua presença. Marcos 14:38 - “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”.

4: Escreva cartas abençoadoras para as pessoas fazendo uso da internet para glória de Deus. Use a internet para evangelizar não para ficar vendo coisas que aborrecem ou desagradam a Deus. Salmos 101:3 – “Não porei coisa má diante dos meus olhos: aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará”.

5: Ajude algum trabalho em comunidade carente com seus talentos para abençoar menos favorecidos socialmente. Ajude alguma ONG. Vá para projetos missionários nas férias. Faça o bem ao próximo.

Seja um solteiro para a glória de Deus. Se ele quiser que você case, amém. Se não, compreendemos que haja tristeza, mas canalize isso em Deus e use isso para louvor e glória Dele. Não deixe o preconceito cultural minar isso em você.


Deus o abençoe e seja feliz Nele, solteiro ou futuramente casado, o mais importante é você ser por Deus escolhido e usado. Salmos 89:20 - “Achei a David, meu servo; com o meu santo óleo o ungi;”

0 Response to " "

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
Powered by Blogger