SETE ATITUDES QUE ME DARÃO UMA VIDA ABENÇOADA
Josué 1:6 a 9

Nestes versículos encontramos pelo menos SETE atitudes que o cristão deve ter em relação às lutas e provações. O que se observa nesta passagem é que Deus estava preparando Josué, para uma grande luta haveria de ser travada em sua carreira até o fim de sua vida. Josué era um servo determinado em tudo e sempre estava a observar o seu líder Moisés e com ele aprendeu tudo o que podia para entrar na Terra da Promessa, e ao mesmo tempo sempre esteve a disposição de Seu Senhor o Deus Todo-Poderoso, a tudo o que se fizesse necessário para desempenhar seu papel de servo e de futuro líder. Ele recebeu de Deus 7 orientações que fariam com que sua tomada de decisões viesse a surtir o efeito desejado para ter uma vida abençoada. Ele precisava tomar SETE atitudes:

1ª - atitude: ESFORÇAR-SE - Sem esforço total jamais conseguiremos atingir os nossos objetivos; muitas vezes o cansaço vem para nos prostrar e nos forçando a desistir.
Miquéias 2:10 “Levantai-vos e andai pois não será aqui o vosso descanso...” Quantas vezes iniciamos projetos e paramos no meio do caminho? Daniel 12:13 “Tu, porém, vai até ao fim...” Isaías 26:9 “Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça” Isaías 31:1 “AI dos que descem ao Egito a buscar socorro, e se estribam em cavalos; e têm confiança em carros, porque são muitos, e nos cavaleiros, porque são poderosíssimos: e não atentam para o Santo de Israel, e não buscam ao Senhor”.

2ª - atitude: TER BOM ÂNIMO - Sabemos que o desânimo é uma arma poderosa usada por satanás para nos desestimular. O conselho do apóstolo Paulo: "Sede firmes e constantes... Pois o vosso trabalho não é vão no Senhor". I Coríntios 15:58.
Isaías 7:4 “e dize-lhe: Acautela-te e aquieta-te; não temas, nem desfaleça (desanime) o coração por causa destes dois pedaços de tições fumegantes; por causa do ardor da ira de Rezim e da Síria, e do filho de Remalias”. Jeremias 1:17 “Tu pois cinge teus lombos, levanta-te e dize-lhes tudo quanto eu te mandar: Não desanimes diante deles, porque eu farei com que não temas na sua presença”. II Coríntios 4:8b “perplexos, porém não desanimados”

3ª - atitude: NÃO DESVIAR-SE DA LEI DO SENHOR - Ou seja, a Palavra de Deus deve estar permanentemente em nossos corações (ver Salmos 119 versos 1-12). Desviar da Lei do Senhor é retroceder na fé, é negar o sacrifício de Cristo, é desistir de Deus, é desobedecer, é tornar-se um desertor. Deuteronômio 28:14 “E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, para andares após outros deuses, para os servires”. Nesta passagem você encontra do primeiro versículo ate o quatorze às bênçãos decorridas da obediência.

4ª - atitude: A PALAVRA DO SENHOR DEVE ESTAR NA BOCA E NO CORAÇÃO - Salmos 119:11 “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”. Às vezes são tantas as tribulações e as provas que nos esquecemos da Palavra de Deus e ficamos falando somente das lutas, das dificuldades e dos problemas. Expressões tais como "tá difícil", "eu não estou
suportando mais", "não sei como isto vai terminar", Tiago 3:10 “De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim”.
entre tantas outras, nos impedem de ver e ouvir o Senhor Jesus, que disse: Lucas 1:37 “Pois para Deus nada há impossível” II Coríntios 12:9“A minha graça te basta! o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza!”.

5ª - atitude: MEDITAR SEMPRE NA PALAVRA DE DEUS - Além de ouvir, ler, estudar e memorizar a Palavra de Deus, a meditação nos revela caminhos nunca antes reconhecidos para a prosperidade, porque os problemas se acumulam de tal maneira que "lançam areia em nossos olhos", cegando-nos para visualizarmos as prováveis soluções. Isaías 34:16. Buscai no livro do Senhor e lede...”. Salmos 27:4 ” Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor, todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e aprender no seu templo”. Salmos 119:15 “Em teus preceitos meditarei, e olharei para os teus caminhos”. I Timóteo 4:15 “Medita nestas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos”.

6ª atitude:
NÃO TEMER - O medo de enfrentar os problemas, os fatos reais, as pessoas envolvidas, muitas vezes nos fazem recuar. Aquele que crê no Senhor sabe que somente nEle alcançaremos a força contra o medo ("no dia em que temer, hei de confiar em Ti" - já dizia o salmista). O medo fez que Adão se escondesse de Deus. I Pedro 3:14 “Mas, também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis; Mateus 14:30 “Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!”. O medo é para satanás o que a nossa fé é para Deus. Além disso a Palavra de Deus diz: que o amor lança fora o medo.


7ª -  atitude: NÃO SE ESPANTAR - Eclesiastes, diz: "não há nada de novo embaixo do sol", isto é, as coisas que acontecem hoje com uma pessoa, tanto na área sentimental, física ou espiritual, já aconteceram, de certa forma, com outras pessoas. Os problemas e aflições que hoje passamos foram experimentados no passado e muitos saíram vencedores. Lembre-se de: II Coríntios 11 e de  I Crônicas 28:20 “E disse David a Salomão, seu filho: Esforça-te e tem bom ânimo, e obra; não temas, nem te apavores; porque o Senhor Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da casa do Senhor.

0 Response to " "

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
Powered by Blogger